Seja Bem-vindo ao Site do Centro de Estudo Anglicanos - CEA / IEAB
Inscrições Abertas - Turma IX/2024
- Detalhes
- Categoria: Informativo
O Centro de Estudos Anglicanos - CEA abre inscrições para a nova turma do Curso de Imersão em Anglicanismo na modalidade de Educação a Distância.
Composto por dois módulos e duração total de dois anos, o Imersão em Anglicanismo é um curso LIVRE, oferecido pelo Centro de Estudos Anglicanos da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil - IEAB. O curso é na modalidade de ensino a distância, 100% online, através da plataforma Moodle.
que tem por objetivo oferecer a visão anglicana nas áreas bíblica, litúrgica, pastoral, teológica e histórica, promovendo a partilha de saberes e vivências. O público alvo são todas aquelas pessoas interessadas em conhecer a tradição, teologia e a relevância do Anglicanismo; Lideranças leigas, Aspirantes e interessados na Missão.
Período de inscrições para o Módulo I: de 01/12 a 31/01/2024.
Início das aulas: 06/02/2023.
A estrutura do curso:
As disciplinas são oferecidas em sequência, com duração média de 60 dias cada. As atividades de cada disciplina se dividem em fóruns avaliativos e tarefas de envio, além da atividade de conclusão.
DISCIPLINAS REGULARES (60h/cada) / Módulos I e II:
# Módulo I
> Leitura da Bíblia na Perspectiva Anglicana I
> História do Anglicanismo I
> Introdução à Teologia Anglicana I
> Liturgia Anglicana I
> Pastoral Sacramental Anglicana
Programa de Bolsas de Estudo em Língua Inglesa - Edital 2024
- Detalhes
- Categoria: Informativo
JUNTA NACIONAL DE EDUCAÇÃO TEOLÓGICA - JUNET
CENTRO DE ESTUDOS ANGLICANOS - CEA
PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDO EM LÍNGUA INGLESA - EDITAL 2024
Dando cumprimento ao mandato da Junta Nacional de Educação Teológica (JUNET), estamos lançando e divulgando para conhecimento de todas as Dioceses/Distrito e instâncias Provinciais da IEAB o PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDO 2024, com início a partir do segundo semestre.
Segundo os CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DE PROJETOS (anexo I), as bolsas de estudo serão concedidas para atender prioritariamente às necessidades de formação das Dioceses/Distrito e/ou da Província, em Língua Inglesa, sem prejuízos de outras áreas de interesse da IEAB, particularmente em nível de especialização para adultos, por um período de um a três semestres.
O formulário oficial (anexo II) contendo: identificação, função, carta de apresentação da autoridade diocesana ou provincial, projeto detalhado do curso a ser realizado, orçamento e termo de compromisso de servir à IEAB por 3 anos, deverá ser encaminhado pelas dioceses e/ou instâncias provinciais diretamente ao presidente da JUNET, Bispo Maurício Andrade, em arquivo único, formato PDF, exclusivamente para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. que conduzirá as solicitações à Comissão de Bolsas. A ausência de qualquer um dos itens deste formulário implica na desclassificação automática da pessoa solicitante.
Clique no link abaixo e confira os detalhes para a sua inscrição:
[+] Edital de Bolsas de Estudo em Língua Inglesa 2024;
Bispo Maurício Andrade
Presidente da Junta Nacional de Educação Teológica – JUNET
Mensagem de Natal CEA - 2023
- Detalhes
- Categoria: Informativo
RENASCER NA ESPERANÇA!
Uma estrela vai se acender para que a esperança
Não morra e faça nascer de novo a criança!!!
Flávio Irala
O que vem a memória quando falamos em Natal?
Como vamos celebrar este Natal?
Para nós Cristãos e Cristãs, o Natal é a celebração da manifestação do Filho de Deus, Deus mãe e pai, o Deus do amor, Justiça, acolhida e Vida! A cada Advento renasce a alegria, com esperança renovada pela celebração, para seguirmos celebrando e resistindo no ano seguinte!
Neste Natal, porém, se queremos reanimar e renovar a esperança em nosso esperançar, precisamos nos manter vigilantes, os sinais de morte ainda são muitos. Parece inútil Deus ter se manifestado à humanidade, pois o ser humano parece estar perdido em meio às tecnologias, e muitas violências contra toda forma de vida continuam a existir. Manifestações de ódio, intolerâncias, racismos, machismo, sexismo, homofobia, transfobia...
Mas se voltarmos na história da época da encarnação de Deus na humanidade, foi exatamente em um momento como este, em que o desespero tomava conta daquele povo, onde um império explorava e deixava cada vez mais as pessoas empobrecidas que, em meio àquela desesperança, uma jovem chamada Maria acreditou que era possível gestar em seu ventre o Filho de Deus, e tornou isso possível no seu sim quando foi chamada pelo Anjo. José acreditou no sonho de Maria e, avisado pelo Anjo, juntos, tornaram possível esta manifestação, e o fizeram em meio a peregrinações que romperam fronteiras, entre a Galiléia, Samaria e Judá, até o Egito, percorrendo todo o território daquela província romana da Palestina.
Todas nós, pessoas criadas segundo a grande diversidade do Amor, pessoas adultas, idosas, juventudes e crianças, somos chamadas como Maria e José a dizer sim, a acreditar no anjo. “Anjo” na Bíblia significa a manifestação do transcendente, está ligado à fé. Nosso primeiro sim deve ser ao desejo de participação no plano de Deus, aceitando sua manifestação!
A Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB) é a Província da Comunhão Anglicana do Brasil
- Detalhes
- Categoria: Notícias
A Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB) é a Província da Comunhão Anglicana do Brasil
Porque falar disto, quais os limites de tal afirmação, qual a importância de dizer disto e o que isto significa para o anglicanismo continuante e para o “anglicanismo inventado”?
O anglicanismo é uma tradição cristã que tem raízes na Inglaterra, marcada por sua história única e evolução ao longo dos séculos. A Comunhão Anglicana, por outro lado, é uma comunidade global de igrejas que compartilham a fé e as tradições anglicanas. Ambos desempenham papéis significativos no cristianismo e em suas relações internas e institucionais.
No entanto, surgem problemas quando alguém que nunca teve ligação com o anglicanismo decide autodenominar-se bispo anglicano e reivindicar uma identidade que não possui legitimidade histórica ou teológica. Essa ação cria uma dissonância cognitiva, pois a pessoa está se afirmando como algo que não é, e isso levanta preocupações éticas e práticas.
A Comunhão Anglicana é composta por igrejas que seguem uma estrutura eclesiástica e doutrina estabelecida ao longo de séculos. A autodesignação como bispo anglicano por alguém externo à Comunhão ignora essa estrutura e história, gerando confusão e divisão.
Isso prejudica a integridade da tradição anglicana, bem como o respeito mútuo entre as igrejas que a compõem.
A dissonância cognitiva ocorre quando essa pessoa tenta validar sua identidade autoproclamada como "mais anglicana" do que a própria Comunhão Anglicana, o que é uma afirmação sem fundamento. Isso mina a coesão e a autenticidade da fé anglicana, causando tensões e mal-entendidos dentro e fora da tradição.
Além disso, tal ação cria dilemas éticos para a membresia e clero da igreja "inventada" por esse sujeito. Eles podem ser levados a questionar a legitimidade de sua liderança espiritual e sua própria participação na comunidade, levando a divisões internas e incertezas religiosas.
Em resumo, a autodesignação como bispo anglicano por alguém sem conexão histórica ou teológica com o anglicanismo representa um problema sério. Isso mina a integridade da tradição anglicana, prejudica a Comunhão Anglicana global e cria desafios éticos para aqueles que são atraídos por essa figura autoproclamada. É um exemplo claro de como a dissonância cognitiva pode afetar negativamente o cristianismo e suas relações internas e institucionais.
Por fim e naturalmente, vale lembrar que toda e qualquer pessoa que quiser conhecer Anglicanismo como tradição religiosa deve se aproximar do grupo de igrejas que de fato, historicamente comprovadas, representam está tradição no Brasil. Todas estas igrejas estão, de alguma forma, ligadas na raiz ou por paralelismo à IEAB, que é a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, parte da Comunhão Anglicana. A IEAB, por ser parte da Comunhão Anglicana, é inequivocamente anglicana em todos os sentidos deste termo, porque é de tradição anglicana e é da comunhão.
Um olhar e convite cristãos pra festa de "Cosme e Damião" (Ibeji)
- Detalhes
- Categoria: Notícias
Um olhar e convite cristão, iluminados pelas Teologias da Sagrada Umbanda e do Candomblé Bantu, pra festa de "Cosme e Damião" (Ibeji)
Hoje é dia de Ibeji, sincretizado(s) com Cosme e Damião.
Dia de dançar sob bandeirinhas, comer bolo, chupar bala e pirulito, beber suco e refrigerante... também!
Mas principalmente, dia de lembrar crianças, inclusive as que moram escondidas nos cantinhos das pessoas que se consideram apenas adultas; dia de celebrar nascimento e vida; dia de lembrar que tudo que nasce e vive é filho/a adotiva da Mãe-Água-Doce; dia de saber que não se pode viver sem se permitir passar pela dor do processo de nascimento.
Dia de descobrir, principalmente, que não há nada que adulto pense fazer que as crianças não possam desfazer, e dia de celebrar que quando a gente permite que as crianças (todas, inclusive as nossas internas) desfaçam o que acreditamos já estar definido e fixo, experimentamos a dor do processo do nascimento, enquanto recebemos a dádiva do convite de viver vida nova, tal e qual criança eterna que sempre seremos... porquê a criança ainda não é adulta, mas em cada pessoa adulta sempre mora a força da criança, esperando o espaço e convite pra renascer e alterar tudo, numa grande alegria sob as muitas bandeirinhas penduradas ao longo do nosso fio de vida.
Então, amigo e amiga "cristã", seja cristã de verdade, lembre-se da obrigação de nascer de novo que nos foi ensinado pelo Deus que assumiu duas naturezas e quis nascer criança um dia, e permita-se tudo, menos o preconceito. Pega saquinho de "Cosme e Damião" sim! Vai em centro comer bolo sim! Celebre a vida sim!
Se são comidas consagradas a Ibeji? Sim, sem dúvida, e graças a Deus por isso!
Desde a época apostólica, e isto se reflete em parte da literatura paulina, nós cristãos somos chamados a fazer discernimento do que devemos fazer, do que é conveniente viver, inclusive na observância de regras de convivência com outras religiões, e também com o consumo de alimentos utilizados nas liturgias de outras religiões. Ora, se é possível compreender a Umbanda e o Candomblé, em certo sentido chancelado pelas próprias teologias internas das mesmas religiões como sistemas religioso monoteístas (e recomendo a leitura de "O Candomblé bem explicado" de Kiley et al sobre isto ou alguma outra obra mais introdutoria, além do clássico "A Filosofia Bantu" de Tempels), e se os orixás podem sem compreendidos como pujanças divinas e forças da natureza, comer comida consagrada a Ibeji e comer comidas consagradas à dádiva de (re)nascer e (re)viver. E quem não se sente, como pessoa cristã, convidada a nascer e renascer, viver e reviver? Se isto não briga em nada com sua consciência cristã (e com a minha não briga...)
Desfrute, aproveite! Coma com alegria, festeje todas as crianças e toda a energia da vida que se reinventa! Isto não significa, necessariamente, ser menos fiel a Deus...
Salve Ibeji! Ele é Dois!
Omi Ibeji! Bejí Eró!
Revdo Dr Julio Reis Simões
Comissão de Ecumenismo e Diálogo Interreligioso da Diocese Anglicana do Rio de Janeiro
Igreja Episcopal Anglicana do Brasil
A EDUCAÇÃO CRISTÃ NA DIOCESE ANGLICANA DE PELOTAS
- Detalhes
- Categoria: Livros
A Educação Cristã deve ser o elemento que norteia toda a ação da Igreja. Enquanto parte de uma comunidade cristã, tudo aquilo que fazemos, dizemos, escrevemos e publicamos precisa ser testemunho da nossa fé em Jesus Cristo.
A Educação Cristã é um processo permanente, contínuo e abrangente que envolve todas as pessoas que participam da vida da Igreja. Sendo assim, a Diocese Anglicana de Pelotas, desde a sua implantação, tem na Educação Cristã, uma das suas prioridades. Para tanto, a Diocese, a partir de uma iniciativa do Bispo Luiz Osório Pires Prado, na década de 90, tem colocado ao alcance de seu povo um material genuinamente anglicano: "O LIVRO DE ORAÇÃO COMUM COMO ROTEIRO PARA A EDUCAÇÃO CRISTÃ"! Foi um longo processo!
A professora Loide Matos Montezano, desde o início, fez parte da equipe que pensou e produziu esse material. Ela foi a pessoa responsável pela preservação do material, completando e atualizando seu conteúdo, em vista da reforma do Livro de Oração Comum, em 2015. Em 2022, a Diocese editou o material de Educação Cristã. Agora, temos um livro, com título "UM ROTEIRO ANGLICANO PARA A EDUCAÇÃO CRISTÃ".
Desde o início, a ideia era publicar essas aulas ou encontros de Educação Cristã para colocar à disposição da Igreja. Assim, foi feito, a partir de 2007, em forma de xerox, com recursos advindos de projeto apresentado à Coordenação Nacional da Ordem das Filhas do Rei, pelo Capítulo “Gloria Dei” da Catedral do Redentor, em Pelotas, RS. Mas havia o desejo de fazer algo mais duradouro, em termos de publicação. Por isso, a busca por Recursos chegou à Comissão de Educação Teológica para a América Latina e Caribe - CETALC. Assim, com o incentivo da nossa Bispa Meriglei Borges Simim e com o supore financeiro da CETALC, a Diocese Anglicana de Pelotas está realizando um sonho que era da Professora Loide e que se tornou real pela graça de Deus e pelo apoio das pessoas que se dedicam a orientar a Educação Cristã em nossa Diocese.
[+] Clique aqui para conhecer a Autobiografia da Profª. Loide Matos Montezano.
[+] Clique aqui para baixar o Livro: "UM ROTEIRO ANGLICANO PARA A EDUCAÇÃO CRISTÃ".
Mais artigos...
- 1
- 2
- 3
"A Justiça de Deus: Relacionamen…
Category: Anglicanismo Date:: 2019-11-04 21:05:39Confira o excelente material desenvolvido pela Comunhão Anglicana sobre: "A J…
Teologia Inspiradora na Formataç…
Category: Arte Sacra Date:: 2013-05-31 16:54:56Teologia Inspiradora na Formatação dos Espaços e Formas Sacras por Orlando Sa…
Lutar para salvaguardar a integr…
Category: Diversos Date:: 2021-09-01 15:05:14Crer em quê e para quê, diante da criação ameaçada?ta breve reflexão quer a…
The Episcopalians…
Category: Anglicanismo Date:: 2013-05-31 15:20:51The Episcopalians por David Hein e Gardiner H. Shattuck, Jr. …
Publicações Recentes
Novidades CEA
Reflexões Nº6 – Centro de Estudos Anglicanos…
Reflexões Nº8 – Centro de Estudos Anglicanos…
Revista Inclusividade Número 16…
O Ministério do Diaconato – Partilha Teológica Nº. 07…
Reflexões Nº9 – Centro de Estudos Anglicanos…
Destaque CEA
IEAB…
Calendário de Assessorias e Projetos Diocesanos 2014…
Comunhão Anglicana…
Alterações canônicas para a Educação Teológica na IEAB…
Curso em EAD…
Enquete Participe
O que você achou do site do CEA e Seus Conteúdos ?
Total de votos: 55
© 2013-220 Centro de Estudo Anglicanos - CEA. Todos os direitos reservados.