1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Informativo CEA

Nota de Pesar - Vera Lúcia Simões de Oliveira

veraluciasimoes
É com pesar que a JUNET e o CEA comunicam o falecimento da Professora Vera Lúcia Simões de Oliveira.
A Professora Vera Lúcia Simões deu enorme contribuição para Educação Teológica no Brasil, tendo sido Professora do STIEAB, Coordenadora Pedagógica do SETEK, parte do GT de formação do CEA (1995-1997), conferencista, autora de vários artigos sobre História da Igreja e livros publicados pela Livraria Anglicana, abordando a História da igreja anglicana desde os primeiros acontecimentos na Inglaterra até sua atualidade no Brasil, passando pela análise da História da Igreja nos Estados Unidos da América.
Casada com Bispo Orlando, emérito, deixa o filho Cláudio e também seu irmão Plínio enlutados.
Unidos em oração a Orlando, Cláudio e Plínio queremos honrar a memória de Vera, que na noite de ontem (04/07/2021) entrou na Páscoa de nosso Senhor e agora repousa adormecida no colo materno da divina Ruah, ventania incessante que certamente traz pela memória de Vera a consciência da Vida que não se encerra soprando sobre o caos dolorido de nossa dor e saudade neste luto.
Vera, presente!
Sempre.

Dia 29 de Junho é dia mundial de Combate a LGBTQIA+ fobia

WhatsApp Image 2021 06 29 at 11.19.45
 
Dia 29 de Junho é dia mundial de Combate a LGBTQIA+ fobia, e o dia 30 de Junho é dedicado à memória de Jaci Maraschin, Presbítero e Mestre na fé.
 
O Dr. Julio Reis Simões, candidato que será ordenado neste sábado 03/07/2021 na DARJ nos guia em uma crônica teológico-bíblica a partir de nossa experiência de sermos (e não termos sido!) Igreja com Jaci para a necessidade da Teologia da Libertação despertar para a sexualidade humana e descolonizar o pensamento a este respeito.
 

O Quinto Marco da Missão da Comunhão Anglicana

17 06corrigdo

“A mudança climática está intensificando as tempestades e tornando os padrões de chuva menos previsíveis. A mudança climática é a impressão digital humana na escala de tempo da velocidade de tais mudanças, empurrando-nos para o desastre. Não é um perigo distante - já está conosco.

À medida que continuamos a queimar combustíveis fósseis, seus efeitos só vão aumentar ”, disse o Arcebispo Justin Welby.

O quinto Marco da Missão da Comunhão Anglicana nos chama a "Esforçar-nos para salvaguardar a integridade da criação e sustentar e renovar a vida da Terra". Vamos, neste dia Mundial de Combate à desertificação, meditar sobre nossa adesão a este Marco.

19 de abril, Dia da Resistência Indígena

WhatsApp Image 2021 04 19 at 08.01.36

Wakanti! (em tucano).
Puranga ara! (em nheegatú).
Bom dia!

Com nossa irmã Isabel Oliveira, a Pastoral Abraço Negro afirma: VIDAS INDÍGENAS IMPORTAM!

19 de abril, Dia da Resistência Indígena.


Tem muitos professores me perguntando o que devem fazer agora no dia 19 de Abril intitulado "Dia do Índio".

Parabenizo estes professores que estão ensinando seus alunos a respeitar os indígenas, ouvindo nós indígenas.

Eu tenho dito que primeiramente ele tem que ser sincero com seus alunos e falar a verdade.

Por favor, não façam cocares de papelão, pintem seus alunos de tinta guache e peçam para bater na boca! Isso é uma grande afronta a nós povos originários desta Terra!!! Nossa pintura é sagrada! Temos uma relação espiritual com nossos cocares e adereços, não é um enfeite!! Bater na boca nem é da cultura indígena brasileira!

A primeira mentira que precisa ser desconstruída é a que diz que o Brasil foi descoberto. O Brasil não foi descoberto. Foi invadido. Nós já estávamos aqui quando os portugueses chegaram.

É possível pensar/vivenciar a Páscoa em tempos de COVID 19?

POST FB INST CEA 2021 PASCOA2021

É possível pensar/vivenciar a Páscoa em tempos de COVID 19?

Bispo Dr. Humberto Maiztegui

1. A pergunta
Esta pergunta, à qual acrescentei “vivenciar”, no sentido da anamnesis (vivência da tradição/memória), surge da inquietação das lideranças do Distrito Missionário Anglicano da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, que me convidou para um encontro onde pudesse apontar elementos que ajudassem neste sentido.

A preocupação destas lideranças desta parte da igreja confrontada de forma permanente com profundos desafios missionários, certamente não é somente destas pessoas, mas de muitas outras que, especialmente aquelas com vivências mais tradicionais, que entendem estes momentos como algo em si “meramente espiritual”, sem muitas conexões com nossos contextos específicos, entre eles este genocídio em andamento que é a situação da pandemia no Brasil.

Parto de uma “teologia do não-saber” pelo que, não me sinto em condições de apresentar uma resposta, muito menos uma solução. Mas, posso contribuir, como cada uma de nós pode, com elementos que nos ajudem a encontrar caminhos e saídas para a vivência desta memória libertadora em nosso contexto.

O Preconceito Racial, a Consciência Negra e a Ética da Solidariedade Humana

FACEBOOK CEA DICA DE LEITURA 11022021

Confira nossa dica de leitura:

O Preconceito Racial, a Consciência Negra e a Ética da Solidariedade Humana

... O preconceito racial no Brasil de nossos dias, foi gerado, parido, e cresceu tendo suas bases construídas dentro da história da escravidão. Somente um esforço a partir da ética da solidariedade humana nos conduzirá a um novo conceito de humanidade, em que justiça e respeito fundamentem as relações raciais. É necessário uma atitude ética que seja capaz de condenar a escravidão e tudo o que ela significou e significa, como sendo algo repugnante, perverso e abominável. A geografia da história humana tem suas raízes na África! Nesse entendimento somos todos africanos. Esta percepção de negritude deve ser nossa consciência histórica.


Autor: Aubri Ecotem, Reverendo da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil e historiador; professor da rede pública de ensino do DF.

 

Aviso - Curso de Imersão em Anglicanismo - Turmas 2020/2021

POST FB INST CEA 2021 NOVASTURMAS

As inscrições para o Curso de Imersão em Anglicanismo se ENCERRARAM dia 31/12/2020. Agradecemos a todos os irmãos e irmãs que se matricularam.

Informamos que a nova Turma (VI) terá início no dia 25/01/2021 e que os cursistas matriculados receberão um e-mail (informado no ato da matricula) de boas-vindas, com informações e links para o primeiro acesso ao AVA Moodle, no dia 23/01/2021.

Para os cursistas da Turma V, parabenizamos mais uma vez pela conclusão do modulo I e iniciaremos o modulo II, também no dia 25/01/2021, no mesmo link de acesso ao AVA Moodle e suas credenciais de acesso (CPF e Senha) do ano passado.

Caso tenha dúvidas sobre matricula e informações sobre o curso, entre em contato com:

Novidades CEA

AMAZÔNIA e o ANGLICANISMO…

AMAZÔNIA e o ANGLICANISMO

stron;  Nacional de Educação Teol…

Leia mais > AMAZÔNIA e o...

Livro - Encontros de Educação Cristã…

Livro: Comunhão para Crianças…

Livro: Comunhão para Crianças

Coão para Criançass para Ori

Read More...

Livro: Kinsolving…

Livro: Kinsolving

Publicadora EcclesiaKinsolving - Biograf…

Read More...

Encarte - Conhecendo a IEAB…

Encarte - Conhecendo a IEAB

Conhecendo a IEAB.Revda. Lucia Dal Pont…

Read More...

Destaque CEA

IEAB…

IEAB

Conheça o site da IEAB - Igreja Epis…

Leia Mais > IEAB…

Calendário de Assessorias e Projetos Diocesanos 2014…

Calendário de Assessorias e Projetos Diocesanos 2014

A seguir publicamos o Calendário de Asse

Leia Mais > Calendário...

Comunhão Anglicana…

Alterações canônicas para a Educação Teológica na IEAB…

Alterações canônicas para a Educação Teológica na IEAB

[+] Acesse aqui as Mudanças Canônicas...…

Leia Mais > Alterações...

Curso em EAD…

Curso em EAD

    Conheça nos Cursos de Formação…

Leia Mais >Curso em...

© 2013-220 Centro de Estudo Anglicanos - CEA. Todos os direitos reservados.

Salvar

Salvar