1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Informativo CEA

Natal é tempo de festa: o Sacramento de Deus nos foi dado!

CARD NATAL CEA 24 12 2021

Jesus nasceu. Este é o mistério mais essencial do Natal, a Festa da Natividade de Nosso Senhor. Ao longo da história do cristianismo, desde suas origens que estão refletidas no Novo Testamento, a percepção de como tal evento do nascimento de Jesus se deu ou o que significou demonstra-se múltipla

Podemos perceber esta multiplicidade através da leitura atenta destes textos que compõem o Novo Testamento. O Evangelho de Marcos, por exemplo, não fala nada sobre o nascimento de Jesus ou sua origem. Em Marcos, Jesus “aparece” ao lado de João Batista à beira do Jordão. Não é um pressuposto de Marcos, e nem este conceito se constrói ao longo de sua redação, que Jesus seja Deus encarnado.

Já Mateus e Lucas se preocupam com a infância de Jesus, e apresentam duas variações de um anúncio, feito por meio de um anjo, da parte de Deus sobre a origem de Jesus e seu papel no mundo. Em Mateus, o receptor do anúncio é José, identificado como pai de Jesus, enquanto Lucas compõe a cena da anunciação em torno de Maria, sua mãe. Para Richard Bauckham, ambas composições podem ser uma necessidade dos próprios textos devido às escolhas estilísticas de Mateus e Lucas, que aproximam seus evangelhos das biografias gregas e latinas, nas quais era habitual que grandes heróis tivessem seus nascimentos anunciados previamente por seres angelicais. Novamente aqui, Jesus é apresentado como um “Filho de Deus”, mas não como “Deus encarnado”.

João, por outro lado e a partir de uma preocupação completamente distinta, se interessa não em contar uma história sobre o nascimento de Jesus, mas em dizer de sua origem última, e aponta para a encarnação do Verbo de Deus. Em João, O Verbo está diante de Deus e é Deus, e se encarna, e é identificado como Jesus. Ou seja, para João Jesus é Deus encarnado.

Mensagem de Natal da Câmara Episcopal

msg ieab

O Natal é a festa do amor de Deus encarnado, o Deus-Emanuel, Deus conosco, que se fez humano e habitou entre nós e em nós. Celebrar o Natal é celebrar o Deus Emanuel, Deus conosco. É celebrar o Deus de Amor que se fez humanidade.

E o Amor de Deus não pode ser reduzido a belas liturgias e muito menos a conceitos bem elaborados. O Amor de Deus é para ser experimentado, vivido, compartilhado. O Amor de Deus torna-se visível na vida digna e abundante.

Neste Natal Deus nos convida, de novo, seu convite é reiterado continuamente, a experimentarmos e vivenciarmos a força do amor, que transforma e liberta. Que destrói muros e constrói pontes, que renuncia a violência e chama a todas à paz, à fraternidade, à solidariedade e à prática da justiça.

Há muitas situações nas famílias, na sociedade, em nosso país e no mundo que necessitam da força transformadora do Amor.

Se reconhecemos que Jesus criança é o amor de Deus presente no meio de nós e em nós, estaremos comprometidos(as) com esse amor, pois há dois mandamentos fundamentais: amar a Deus acima de tudo e as demais pessoas como amamos a nós. Deus é amor…amemo-nos mutuamente. Deus amou o mundo por isso enviou Jesus.

Nesse Natal, convidamos a voltar nosso olhar a quem tem fome – Jesus inaugurou o Reino de Deus que produz paz como fruto da justiça. A fome afronta a justiça e a dignidade da vida humana. O Amor fica indignado diante dessa situação e é a força motora para nosso testemunho profético e ação solidária. Celebrar o Natal nos impele a partilha do alimento para minimizar o impacto da fome das mais de 19 milhões de pessoas, nossas irmãs. Nos impele à denúncia profética de que a fome é uma afronta a Deus e às suas criaturas.

21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres

21DIAS

Anualmente, a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB) participa ativamente da campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. Aqui no Brasil, a ação começa no dia 20 de novembro e vai até 10 de dezembro.
.
Vale lembrar que 20 de novembro é o Dia da Consciência Negra – e aqui a campanha ganha um contorno especial, já que a mulher negra é considerada a mais vulnerável entre as mais vulneráveis.

Os 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres têm por objetivo conscientizar a população para os diferentes tipos de agressão (física, verbal, psicológica, entre outras) contra meninas e mulheres em todo o planeta.

Inscrições Abertas - Turma VII/2022

POST CEA CURSOIMERSAO 2022

O Centro de Estudos Anglicanos - CEA abre inscrições para a nova turma do Curso de Imersão em Anglicanismo na modalidade de Educação a Distância.

Composto por dois módulos e duração total de dois anos, o Imersão em Anglicanismo é um curso livre, que tem por objetivo oferecer a visão anglicana nas áreas bíblica, litúrgica, pastoral, teológica e histórica, promovendo a partilha de saberes e vivências. O público alvo são todas aquelas pessoas interessadas em conhecer a tradição, teologia e a relevância do Anglicanismo; Lideranças leigas, Aspirantes e interessados na Missão.

Período de inscrições para o Módulo I: de 03/11 a 20/12/2021.

Início das aulas: Janeiro/2022 (Dia a Confirmar).

A estrutura do curso:

As disciplinas são oferecidas em sequência, com duração média de 60 dias cada. As atividades de cada disciplina se dividem em fóruns avaliativos e tarefas de envio, além da atividade de conclusão.

DISCIPLINAS REGULARES (60 h /cada) / Módulos I e II:

# Módulo I

> Leitura da Bíblia na Perspectiva Anglicana I

> Liturgia Anglicana I

> História do Anglicanismo I

> Teologia Anglicana I

       > Pastoral Sacramental Anglicana

Parabéns a todos os estudantes da 5ª Turma

POST CEA parabens5t

“O ato de estudar, no fundo é uma atitude frente ao mundo.” (Paulo Freire)

Estimados estudantes da Turma V.

Paz e bem!

Parabenizo todos os estudantes da turma V, pela conclusão do curso Imersão em Anglicanismo!

Souberam ser fiéis ao compromisso assumido há dois anos, com perseverança, motivação, somando e partilhando conhecimentos.

Como nos diz Paulo Freire, “O ato de estudar, no fundo é uma atitude frente ao mundo.” O ato de estudar, segundo esse brilhante educador, não se reduz à relação leitor-livro, ou leitor-texto. Desta forma, quem estuda não deve perder nenhuma oportunidade, em suas relações com as pessoas, com as realidades...

Esperamos assim ter animado todos (as) vocês na caminhada de multiplicadores do curso de Imersão em Anglicanismo nas suas comunidades, nas rodas de conversas, na vida diária! Que este curso tenha acrescentado, muito mais do que conhecimento da nossa IEAB, mas compromisso com a vocação a que Deus os chama.

Sigam em frente, com sede de aprender, olhando para o contexto comunitário, para que a Educação Cristã da IEAB, esteja ao alcance de todas as pessoas. Sejam vocês agentes de transformação para uma educação libertadora, a serviço dos excluídos (as).

Com carinho, pela equipe toda do Curso de Imersão.

Carmen Etel+
Coordenação acadêmica do CEA
Porto Alegre, 03/11/2021

Nota de Pesar - Vera Lúcia Simões de Oliveira

veraluciasimoes
É com pesar que a JUNET e o CEA comunicam o falecimento da Professora Vera Lúcia Simões de Oliveira.
A Professora Vera Lúcia Simões deu enorme contribuição para Educação Teológica no Brasil, tendo sido Professora do STIEAB, Coordenadora Pedagógica do SETEK, parte do GT de formação do CEA (1995-1997), conferencista, autora de vários artigos sobre História da Igreja e livros publicados pela Livraria Anglicana, abordando a História da igreja anglicana desde os primeiros acontecimentos na Inglaterra até sua atualidade no Brasil, passando pela análise da História da Igreja nos Estados Unidos da América.
Casada com Bispo Orlando, emérito, deixa o filho Cláudio e também seu irmão Plínio enlutados.
Unidos em oração a Orlando, Cláudio e Plínio queremos honrar a memória de Vera, que na noite de ontem (04/07/2021) entrou na Páscoa de nosso Senhor e agora repousa adormecida no colo materno da divina Ruah, ventania incessante que certamente traz pela memória de Vera a consciência da Vida que não se encerra soprando sobre o caos dolorido de nossa dor e saudade neste luto.
Vera, presente!
Sempre.

Dia 29 de Junho é dia mundial de Combate a LGBTQIA+ fobia

WhatsApp Image 2021 06 29 at 11.19.45
 
Dia 29 de Junho é dia mundial de Combate a LGBTQIA+ fobia, e o dia 30 de Junho é dedicado à memória de Jaci Maraschin, Presbítero e Mestre na fé.
 
O Dr. Julio Reis Simões, candidato que será ordenado neste sábado 03/07/2021 na DARJ nos guia em uma crônica teológico-bíblica a partir de nossa experiência de sermos (e não termos sido!) Igreja com Jaci para a necessidade da Teologia da Libertação despertar para a sexualidade humana e descolonizar o pensamento a este respeito.
 

Novidades CEA

AMAZÔNIA e o ANGLICANISMO…

AMAZÔNIA e o ANGLICANISMO

stron;  Nacional de Educação Teol…

Leia mais > AMAZÔNIA e o...

Encarte - Conhecendo a IEAB…

Encarte - Conhecendo a IEAB

Conhecendo a IEAB.Revda. Lucia Dal Pont…

Read More...

Livro: Kinsolving…

Livro: Kinsolving

Publicadora EcclesiaKinsolving - Biograf…

Read More...

Livro - Encontros de Educação Cristã…

Reflexões Nº9 – Centro de Estudos Anglicanos…

Reflexões Nº9 – Centro de Estudos Anglicanos

de Virgínia(Reátório da Comiss

Read More...

Destaque CEA

IEAB…

IEAB

Conheça o site da IEAB - Igreja Epis…

Leia Mais > IEAB…

Calendário de Assessorias e Projetos Diocesanos 2014…

Calendário de Assessorias e Projetos Diocesanos 2014

A seguir publicamos o Calendário de Asse

Leia Mais > Calendário...

Comunhão Anglicana…

Alterações canônicas para a Educação Teológica na IEAB…

Alterações canônicas para a Educação Teológica na IEAB

[+] Acesse aqui as Mudanças Canônicas...…

Leia Mais > Alterações...

Curso em EAD…

Curso em EAD

    Conheça nos Cursos de Formação…

Leia Mais >Curso em...

© 2013-220 Centro de Estudo Anglicanos - CEA. Todos os direitos reservados.

Salvar

Salvar