1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Informativo CEA

Organograma da JUNET e Funções do CEA da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil

INFORMATIVO CEA 120x76(Aprovado no XXXII Sínodo Geral da IEAB, Rio de Janeiro, 13-17 de novembro de 2013)


1. A DIRETORIA DA JUNTA NACIONAL DE EDUCAÇÃO TEOLÓGICA – É o órgão de DELIBERAÇÃO, CONTROLE e FISCALIZAÇÃO, que analisa e aprova as linhas gerais da Educação Teológica na IEAB, tanto do ponto de vista político-pedagógico quanto orçamentário.

Reúne-se duas vezes por ano de preferência Março para receber prestação de contas e avaliação qualitativa do ano anterior e, em novembro para aprovação do projeto geral e orçamento para o ano seguinte. É composta de dois Bispos, dos Clérigos e dos Leigos (conforme indicam os Cânones Gerais)

2. CENTRO DE ESTUDOS ANGLICANOS. É uma EQUIPE EXECUTIVA COLEGIADA, que ELABORA as DIRETRIZES e o PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO TEOLÓGICA em quatro SETORES de atuação:

a. Setor Acadêmico/Curricular – Organiza os cursos curriculares de Teologia e Imersão no Anglicanismo através dos POLOS, implantando e administrando o Curso à Distância via WEB em toda a IEAB e as formas presencial e semi-presencial (conforme as necessidades e possibilidades da Igreja nas diferentes áreas provinciais). Propõe o CURRÍCULO BÁSICO PARA O MINISTÉRIO LEIGO e apoia, através dos POLOS e dos CETs, os cursos de formação do laicato. Mantém toda a documentação ACADÊMICA dos cursos de Teologia e Imersão e TODA A DOCUMENTAÇÃO DO CEA. Administra, através dos POLOS, todo o acervo bibliográfico da IEAB. Examina e emite parecer sobre pedidos de bolsa de estudos no nível de pós-graduação e especialização, e outros, garantindo o acompanhamento de bolsistas nos respectivos POLOS ou diretamente quando for no exterior.

b. Setor de Formação Permanente – Assessora as Dioceses, Áreas Provinciais, e Instâncias Provinciais, em assuntos teológicos e pastorais, a partir de um PLANEJAMENTO ANUAL DE ENCONTROS E ASSESSORIAS, que é CONSTRUÍDO a partir dos PROJETOS DE CADA CET e de cada POLO, e de solicitações de instâncias provinciais, verificando as assessorias disponíveis dentro de um ORÇAMENTO PRÉ-ESTABELECIDO. Emite parecer sobre concessão de bolsas para participação em eventos nacionais e internacionais e quaisquer bolsas que promovam a atualização ou formação permanente do clero e laicato.

c. Setor de Comunicação e Publicações – Divulga todas as atividades da JUNET e cria espaços virtuais para BIBLIOGRAFIA, para CURSOS DIVEROS (em coordenação com os demais SETORES), e estabelece espaços de comunicação entre os POLOS, CETs e CEA, e com outras instâncias da IEAB e da COMUNHÃO ANGLICANA. Seleciona publicações de cunho teológico, em consonância com as DIRETRIZES e PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO TEOLÓGICA.

2.1. Coordenação com CETS das ÁREAS PROVINCIAIS - Será exercida por cada coordenador de forma CONCOMITANTE com sua função, elaborando e executando o Plano Nacional de Educação Teológica e suas diretrizes.

2.2. O CEA TOMARÁ AS DECISÕES EXECUTIVAS E ELABORARÁ TODAS SUAS PROPOSTAS, EM TODOS OS SETORES, DE FORMA COLEGIADA, SENDO UM DOS SEUS COMPONENTES COORDENADOR GERAL (CONFORME NOMEAÇÃO DA JUNET).

2.3. CADA COORDENADOR ASSUMIRÁ A EXECUÇÃO DE UM DOS SETORES, MAS CONTARÁ COM O APOIO DOS OUTROS DOIS.

a. OS COORDENADORES PODERÃO, DENTRO DO ORÇAMENTO DECIDIDO PELA JUNET, BUSCAR ASSESSORIAS, EVENTUAIS OU POR UM PERÍODO DETERMINADO, PARA O FUNCIONAMENTO DOS SETORES DE ATUAÇÃO DO CEA, COM APROVAÇÃO DA DIRETORIA DA JUNTA NACIONAL DE EDUCAÇÃO TEOLÓGICA.

b. Elabora a política de concessão de bolsas de estudo em todos os níveis.

2.4. A COORDENAÇÃO DO CEA SE REUNIRÁ PRESENCIALMENTE, DUAS VEZES POR ANO, E ATRAVÉS DA INTERNET PERMANENTEMENTE.

2.5. OS COORDENADORES PARA CADA FUNÇÃO SÃO NOMEADOS PELA JUNET.

3. OS POLOS reunirão o COORDENADOR DO POLO (do CEA) e os COORDENADORES DO CETs da ÁREA PROVINCIAL CORRESPONDENTE. A função do POLO será:

a. Servir de eixo disseminador dos CURSOS DE TEOLOGIA do CEA (TEOLOGIA, IMERSÃO E MINISTÉRIO LEIGO), e de COORDENAÇÃO DA FORMAÇÃO PERMANETE DA IEAB, elaborando o CALENDÁRIO ANUAL DE FORMAÇÃO (com os cursos oferecidos em todos os níveis e formatos) e OFERENCENDO OPORTUNIDADES DE ESTÁGIO E ENCONTRO PRESENCIAL DE TODAS AS PESSOAS ENVOLVIDAS NOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO. O CALENDÁRIO DE FORMAÇÃO PERMANENTE SERÁ CONSTRUÍDO A PARTIR DAS SOLICITAÇÕES DO CETs ENCAMINHADAS AO POLO ATÉ 01 DE NOVEMBRO DE CADA ANO, QUE SERÃO A BASE DO PROJETO GERAL DO POLO PARA O ANO SEGUINTE, CONFORME AS DIRETRIZES.

b. Manter a COMUNICAÇÃO CONSTANTE, com os BISPOS DIOCESANOS e com OS SETORES de COMUNICAÇÃO E PUBLICAÇÕES, ACADÊMICO-CURRICULAR e de FORMAÇÃO PERMANENTE, através dos seus COORDENADORES, que levarão as propostas de funcionamento à Diretoria da JUNET.

c. Elaborar A PROPOSTA ORCAMENTÁRIA PARA CADA POLO que será reunida e encaminhada pelo CEA à diretoria da JUNET.

d. Os Coordenadores dos CETs serão nomeados conforme os cânones diocesanos, buscando seguir as diretrizes do plano nacional de educação teológica.  

e. Apresentar possibilidades de convênio com outras instituições de ensino superior, da IEAB ou outras, buscando o reconhecimento pelo MEC, que deverão ser aprovados pela Diretória da JUNET e poderão ser gerenciados em cada POLO.

4. OS CENTROS DIOCESANOS DE EDUCAÇÃO TEOLÓGICA (CET). Os CETs terão a responsabilidade da formação espiritual e pastoral em suas Dioceses e AS PESSOAS QUE COORDENAM OS CETs  (nomeadas conforme os Cânones de cada Diocese) deverão assumir o COMPROMISSO DE ACATAR AS DIRETRIZES E PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO TEOLÓGICA nos diferentes cursos e se RESPONSABILIZAR, junto com CEA, na organização dos ENCONTROS DE FORMAÇÃO PERMENTE e ESTUDOS ACADÊNICOS  por eles assumidos.

DIRETORIA JUNET

 

 

 

 

 

 

 

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Novidades CEA

Reflexões Nº8 – Centro de Estudos Anglicanos…

Reflexões Nº8 – Centro de Estudos Anglicanos

ões da Conferência de Lambeth 199

Read More...

Reflexões Nº9 – Centro de Estudos Anglicanos…

Reflexões Nº9 – Centro de Estudos Anglicanos

de Virgínia(Reátório da Comiss

Read More...

Livro: Herdeiros da Fé…

Livro: Herdeiros da Fé

Herdeiros da Fé Livro do Professor…

Leia Mais > Livro:...

Reflexões Nº6 – Centro de Estudos Anglicanos…

Reflexões Nº6 – Centro de Estudos Anglicanos

ia Anglicana: Evolução, Diversidad

Read More...

Reflexões Nº7 – Centro de Estudos Anglicanos…

Reflexões Nº7 – Centro de Estudos Anglicanos

Comunhão e Compaixão - Lambeth

Read More...

Destaque CEA

IEAB…

IEAB

Conheça o site da IEAB - Igreja Epis…

Leia Mais > IEAB…

Calendário de Assessorias e Projetos Diocesanos 2014…

Calendário de Assessorias e Projetos Diocesanos 2014

A seguir publicamos o Calendário de Asse

Leia Mais > Calendário...

Comunhão Anglicana…

Alterações canônicas para a Educação Teológica na IEAB…

Alterações canônicas para a Educação Teológica na IEAB

[+] Acesse aqui as Mudanças Canônicas...…

Leia Mais > Alterações...

Curso em EAD…

Curso em EAD

    Conheça nos Cursos de Formação…

Leia Mais >Curso em...

Últimos Comentários

  • Novo site, novos tempos
    João Maciel João Maciel
    Olá Equipe do CEA, gostaria de parabenizar a todos que estão nesta missão de partilha do conhecimento ...

    Leia mais ...

     
  • Deixe seu Comentário
    Alessandra Alessandra
    Paz e amor elisandrotc@gmail.com

    Leia mais ...

     
  • História do CEA
    manicure manicure
    Good post. I learn something new and challenging on sites I stumbleupon everyday. It will always ...

    Leia mais ...

© 2013-2017 Centro de Estudo Anglicanos - CEA. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento e Hospedagem de Sites

Salvar

Salvar