1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Eventos do CEA

INDABA ÁREA I – PORTO ALEGRE/RS

Todo ser humano é precioso aos olhos de Deus
Diálogos (indabas) sobre famílias e diversidade sexual
Porto Alegre/RS, 21-23 de novembro de 2014

Sob a temática geral de TODO SER HUMANO É PRECIOSO AOS OLHOS DE DEUS, e sob a coordenação do Centro de Estudos Anglicanos (CEA), delegados sinodais e representantes clericais e leigos da Área Sinodal I (Diocese Meridional, Diocese Anglicana de Pelotas, Diocese Sul-Ocidental) estiveram reunidos entre os dias 21-23 de novembro de 2014, na casa de retiro Vila Betânia, em Porto Alegre/RS, para continuar dialogando sobre famílias e diversidade sexual. Também estiveram presentes representantes da Diocese Anglicana de Uruguai, com a qual a Área I, particularmente a Diocese Meridional, mantém relações de parceria. Este seria o último dos encontros Indabas que foram realizados neste segundo semestre de 2014.

[+] Confira as fotos do encontro clicando aqui.

Estiveram presentes os bispos diocesanos das três dioceses e as respectivas delegações diocesanas. Também estiveram presentes, Dom Orlando Santos de Oliveira, bispo emérito e assessor dos Indabas e a Revda. Deã Marinez Bassoto, Custódia do Livro de Oração Comum (LOC) e membro da Comissão Nacional de Liturgia. E como acostumado nos Indabas, a metodologia incluiu vivências devocionais, leitura da Palavra, diálogos, e a mística do Labirinto. Na tarde da sexta feira, e na capela da casa de retiro Vila Betânia, o Bispo Primaz Dom Francisco de Assis, e bispo da Diocese Sul-Ocidental, presidiu a celebração eucarística de abertura.

O Indaba começou com uma dinâmica de apresentação onde os participantes falaram sobre suas expectativas para este encontro. A seguir, o teólogo luterano Dr. André Musskopf, professor de teologia sistemática na Escola Superior de Teologia (EST), São Leopoldo/RS, apresentou sua proposta na procura de caminhos de inclusão, seguida de uma primeira rodada de discussão em grupos. Em um segundo momento, Frei Gilmar Zampieri, da Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana, apresentou dificuldades e aspectos contraditórios da proposta inclusiva, seguida de uma segunda roda de discussão em grupos. Finalmente a Dra. Bianca Daebs fez uma abordagem contextual, desde a perspectiva de gênero, sobre famílias e sexualidades, apresentação que também foi seguida de uma terceira rodada de discussão em grupos. Todas as rodadas de discussão foram coordenadas pelos bispos diocesanos.  

No domingo, após a apresentação da sistematização dos resultados das discussões em grupos, foi celebrada, ao redor do Labirinto, a solene eucaristia de encerramento presidida por Dom Humberto Maiztegui, bispo da Diocese Meridional, e concelebrada por todos os bispos presentes.

Esta seria outra rica e proveitosa experiência de diálogo e desafios para a missão e testemunho da IEAB, e cujas conclusões serão sistematizadas e somadas às conclusões dos Indabas da Área II em Curitiba e da Área III em Brasília, conclusões que, como acostumado, serão partilhadas com bispos, dioceses e lideranças da IEAB como uma contribuição neste dialogar sobre famílias e diversidade sexual.

Trabalharam como facilitadores do processo o Revdo. Pedro Julio Triana Fernández, representando a Coordenação do CEA, e a Revda. Carmen Etel Alves Gomes, Coordenadora da Área I, contanto também com a assessoria do bispo emérito Dom Orlando Santos de Oliveira, assim como também da Revda. Deã Marinez Bassoto, que assessorou e colaborou nas liturgias e a espiritualidade do Labirinto.

Como foi expressado no encontro: “Combater a homofobia é parte da natureza da Igreja como defensora da dignidade de todas as pessoas”. Portanto, resta agora orar, como já expressado, para que nossa Comunhão Provincial e nossa Igreja redescubra cada dia sua unidade; para que Deus fortaleza nosso desejo pela verdadeira comunhão entre todas as pessoas, jovens e idosas, pobres e ricas, homens e mulheres, LGBTs, para que entre nós todas as pessoas sejam acolhidas, escutadas, respeitadas e amadas.
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Novidades CEA

Reflexões Nº8 – Centro de Estudos Anglicanos…

Reflexões Nº8 – Centro de Estudos Anglicanos

ões da Conferência de Lambeth 199

Read More...

Livro: Herdeiros da Fé…

Livro: Herdeiros da Fé

Herdeiros da Fé Livro do Professor…

Leia Mais > Livro:...

Reflexões Nº9 – Centro de Estudos Anglicanos…

Reflexões Nº9 – Centro de Estudos Anglicanos

de Virgínia(Reátório da Comiss

Read More...

Reflexões Nº6 – Centro de Estudos Anglicanos…

Reflexões Nº6 – Centro de Estudos Anglicanos

ia Anglicana: Evolução, Diversidad

Read More...

Reflexões Nº7 – Centro de Estudos Anglicanos…

Reflexões Nº7 – Centro de Estudos Anglicanos

Comunhão e Compaixão - Lambeth

Read More...

Destaque CEA

IEAB…

IEAB

Conheça o site da IEAB - Igreja Epis…

Leia Mais > IEAB…

Calendário de Assessorias e Projetos Diocesanos 2014…

Calendário de Assessorias e Projetos Diocesanos 2014

A seguir publicamos o Calendário de Asse

Leia Mais > Calendário...

Comunhão Anglicana…

Alterações canônicas para a Educação Teológica na IEAB…

Alterações canônicas para a Educação Teológica na IEAB

[+] Acesse aqui as Mudanças Canônicas...…

Leia Mais > Alterações...

Curso em EAD…

Curso em EAD

    Conheça nos Cursos de Formação…

Leia Mais >Curso em...

Últimos Comentários

  • Novo site, novos tempos
    João Maciel João Maciel
    Olá Equipe do CEA, gostaria de parabenizar a todos que estão nesta missão de partilha do conhecimento ...

    Leia mais ...

     
  • Deixe seu Comentário
    Alessandra Alessandra
    Paz e amor elisandrotc@gmail.com

    Leia mais ...

     
  • História do CEA
    manicure manicure
    Good post. I learn something new and challenging on sites I stumbleupon everyday. It will always ...

    Leia mais ...

© 2013-2017 Centro de Estudo Anglicanos - CEA. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento e Hospedagem de Sites

Salvar

Salvar