1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Aniversário da IEAB, 129 anos. 1º de junho de 1890 – 1º de junho de 2019

129 anos IA

“Rendam graças ao Senhor, porque ele é bom, porque seu amor é para sempre!” Salmo 136.1

1. Ação de graças por nossos pioneiros e pioneiras.  Com gratidão elevamos nossos corações e orações a nosso Deus, Senhor da História e da vida, pelos 129 anos de nossa querida Igreja Episcopal Anglicana do Brasil. Em 1º de Junho era realizado nosso primeiro culto em português, na cidade de Porto Alegre, iniciando assim a missão voltado ao povo desta terra. A determinação, o zelo, o entusiasmo, a compreensão do chamado de Deus, a fidelidade ao Evangelho, o espírito de oração, a humildade e simplicidade, marcaram a vida, as ações, dos jovens missionários e das pessoas que passaram a se somar a caminhada da IEAB. Homens e mulheres, muitos deles destacados nesta Oitava de Oração pelos pioneiros, que deixaram suas famílias, sua terra natal para atender o chamado de Deus de levar adiante o Evangelho Libertador.

2. Nosso esforço para seguir o “caminho de Jesus”. Neste tempo tão crítico, no contexto da festa de aniversário, experimentamos uma realidade política, social e econômica muito desafiadora com o desmantelamento das políticas públicas e a redução drástica do orçamento da união, dos estados e dos municípios. Tudo isso afetou o equilíbrio econômico e recursos destinados à educação, a saúde, a responsabilidade com os menos favorecidos, a redução dos direitos trabalhistas, o crescente desemprego, a paralização das grandes empresas e a venda de empresas estatais rentáveis, o descaso e a redução das leis ambientais e a violência, em alguns casos, promovida pelo estado, a desvalorização da vida e a exclusão das pessoas, são entre outras, algumas das questões que, no “caminho de Jesus”, somos desafiados a enfrentar profeticamente, em amoroso cuidado.

Tenho muito orgulho de nossa querida IEAB, pois nossa liturgia e nossa adoração, falam dessa realidade. Porque no louvor e na oração, somos animados, e tocados por Deus para sermos instrumentos de mudança, de amor e misericórdia.

Tenho muito orgulho de nossa IEAB porque nossas comunidades vão além do louvor e da oração, nossa caminhada é marcada pelo serviço, conforme Jesus fez e ensinou. Assim, em nosso caminhar de fé e fidelidade, o amor ao próximo se traduz em acolhida amorosa, em ajuda imediata, em esforços para transformar a realidade, e, em muitos lugares, no cuidado com a criação. Tudo isso decorrente do nosso compromisso com Deus, firmado na Aliança Batismal.

3. Nossa esperança não é vã. Nossa esperança não é vã porque Jesus Ressuscitou! Nossa esperança não é vã porque ele nos enviou e continua enviando o Espírito Santo, a força de Deus que nos leva adiante. Nossa esperança não é vã pois Ele prometeu estar conosco “até o fim dos tempos”. Nossa esperança não é vã porque, apensar de nossa fragilidade e pequenez, seguimos firmes em direção ao futuro. Nossa esperança não é vã porque experimentamos já aqui e agora o “sonho de Deus para sua criação”, quando vivemos em comunhão, em oração, quando praticamos a justiça e a bondade, quando nos cuidamos e apoiamos mutuamente, como irmãos e irmãs, queridos/as. Nossa esperança não é vã porque milhares de pessoas se somam na caminhada por um mundo e sociedade melhores.

Convido a todas as pessoas da IEAB para que celebremos neste mês de junho, com alegria e compromisso, juntando nossos amigos e amigas, parceiros e parceiras de caminhada, a Festa de Aniversário, renovando nosso compromisso com Jesus, nosso compromisso com a Aliança Batismal, nosso compromisso com o Reino de Deus.

Com minha oração e bênção,

Naudal Alves Gomes

Primaz da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil

Diocesano da Diocese Anglicana do Paraná

Fonte: sn.ieab.org.br

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Novidades CEA

Panfleto: Mistério da fé – Série Liturgia III - Dom Sumiu Takatsu…

Livro: Kinsolving…

Livro: Kinsolving

Publicadora EcclesiaKinsolving - Biograf…

Read More...

O Ministério do Diaconato – Partilha Teológica Nº. 07…

Reflexões Nº5 – Centro de Estudos Anglicanos…

Reflexões Nº5 – Centro de Estudos Anglicanos

adas Escrituras: Centralidade e Auto

Read More...

Reflexões Nº7 – Centro de Estudos Anglicanos…

Reflexões Nº7 – Centro de Estudos Anglicanos

Comunhão e Compaixão - Lambeth

Read More...

Destaque CEA

IEAB…

IEAB

Conheça o site da IEAB - Igreja Epis…

Leia Mais > IEAB…

Calendário de Assessorias e Projetos Diocesanos 2014…

Calendário de Assessorias e Projetos Diocesanos 2014

A seguir publicamos o Calendário de Asse

Leia Mais > Calendário...

Comunhão Anglicana…

Alterações canônicas para a Educação Teológica na IEAB…

Alterações canônicas para a Educação Teológica na IEAB

[+] Acesse aqui as Mudanças Canônicas...…

Leia Mais > Alterações...

Curso em EAD…

Curso em EAD

    Conheça nos Cursos de Formação…

Leia Mais >Curso em...

© 2013-220 Centro de Estudo Anglicanos - CEA. Todos os direitos reservados.

Salvar

Salvar