1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Livros sobre História do Anglicanismo

Livro hist anglic

O Centro de Estudos Anglicanos tem feito um grande esforço para suprir a carência de obras sobre o anglicanismo em língua portuguesa. Creio que com a publicação desta serie de história do anglicanismo produzida pela Professora Vera Lucia Simões de Oliveira uma importante lacuna está sendo preenchida. Já estão impressos os dois primeiros livros: História do Anglicanismo na Inglaterra e História do Anglicanismo nos Estados Unidos da América.

No passado, Vera Lucia havia feito um edição no formato de apostila da história da Igreja da Inglaterra. Esse trabalho foi responsável pela formação de muitas lideranças leigas e clericais atuantes da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil. Infelizmente sua divulgação ficou muito restrita aos nossos seminários e ao esforço de alguns formadores que a reproduziam em suas dioceses.

Entendemos que as pessoas que escrevem a história o fazem a partir de diferentes abordagens e interpretações.Agora todas as pessoas interessadas terão a oportunidade de acessar um material elaborado por uma historiadora anglicana com longa experiência no ensino e pesquisa na área. Por isso, a equipe do CEA está bastante entusiasmada e esperançosa com o projeto.

O primeiro volume da serie trata do surgimento do cristianismo nas ilhas britânicas, a hegemonia de uma igreja sobre a supervisão romana, a reforma inglesa do século XVI e o longo processo para o estabelecimento de uma igreja nacional, a expansão da Igreja da Inglaterra como braço ideológico do império inglês e como resultado da ação de algumas agências missionárias, o efeito da independência das colônias e o surgimento da Comunhão Anglicana. O capítulo final discute assuntos que estão em evidência no anglicanismo mundial, como a ética contextual, a identidade anglicana, a significância do Quadrilátero de Chicago-Lambeth, as instâncias de unidade da Comunhão, o papel da mulher, questões relacionadas à sexualidade.

O segundo volume é um convite a conhecer mais a história da Igreja Episcopal nos Estados Unidos. A autora conta-nos sobre o período de colonização dos Estados Unidos da América e o desenvolvimento da Igreja Anglicana sob o domínio inglês. Continuando, ela fala de maneira apaixonante sobre o surgimento da chamada Igreja Protestante dos Estados Unidos da América, já uma identidade independente e separada do colonizador, desde os dias da Independência até a atualidade. Precisamos estar muito atentos a esse período da história, porque é justamente essa nova definição de igreja autônoma pós-colonial que vai condicionar o conceito do anglicanismo na atualidade. No transcorrer de sua história a tradição estadunidense do Anglicanismo mudou o nome da igreja algumas vezes, cada uma delas representando uma nova ênfase teológica, uma nova maneira de reinterpretar sua tradição de fé. Desde o início deste século chama-se The Episcopal Church (TEC) – apenas Igreja Episcopal.

Dentro desse longo processo da Igreja nos EUA, a autora destaca os momentos fortes, difíceis e contraditórios. Fala da inserção da mulher na vida da eclesiástica, seu papel inicial apenas como membro comum, e mais tarde seu empoderamento como liderança, chegando até o primado. Eleita como Bispa Presidente pela Convenção Geral da Igreja Episcopal em 2006, Katharine Jefferts Schori permaneceu no primado até 2016. Antes de Katharine desempenhar esse papel, outras mulheres foram abrindo caminho na Igreja Episcopal dos Estados Unidos, como a primeira mulher eleita bispa sufragânea da Diocese de Massachusetts, Barbara Harris, sagrada bispa em 11 de fevereiro de 1989.

Como não poderia deixar de ser, o texto de Vera aborda também a questão racial e a luta pelos direitos civis, atividades missionárias, a questão hispânica, a luta pela justiça e pelos direitos humanos, o envolvimento com as questões ecológicas.

Sem dúvida essa serie será de grande importante para compreendermos nossa tradição de fé. Como diria Santa Clara “não esqueça seu ponto de partida”.

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Publicações Recentes

Novidades CEA

Reflexões Nº9 – Centro de Estudos Anglicanos…

Reflexões Nº9 – Centro de Estudos Anglicanos

de Virgínia(Reátório da Comiss

Read More...

AMAZÔNIA e o ANGLICANISMO…

AMAZÔNIA e o ANGLICANISMO

stron;  Nacional de Educação Teol…

Leia mais > AMAZÔNIA e o...

Livro: Herdeiros da Fé…

Livro: Herdeiros da Fé

Herdeiros da Fé Livro do Professor…

Leia Mais > Livro:...

Panfleto: Mistério da fé – Série Liturgia III - Dom Sumiu Takatsu…

O Ministério do Diaconato – Partilha Teológica Nº. 07…

Destaque CEA

IEAB…

IEAB

Conheça o site da IEAB - Igreja Epis…

Leia Mais > IEAB…

Calendário de Assessorias e Projetos Diocesanos 2014…

Calendário de Assessorias e Projetos Diocesanos 2014

A seguir publicamos o Calendário de Asse

Leia Mais > Calendário...

Comunhão Anglicana…

Alterações canônicas para a Educação Teológica na IEAB…

Alterações canônicas para a Educação Teológica na IEAB

[+] Acesse aqui as Mudanças Canônicas...…

Leia Mais > Alterações...

Curso em EAD…

Curso em EAD

    Conheça nos Cursos de Formação…

Leia Mais >Curso em...

Enquete Participe

O que você achou do site do CEA e Seus Conteúdos ?

Regular - 7.3%
Bom - 87.3%
Fraco - 3.6%

Total de votos: 55
A votação para esta enqueta já encerrou em: Janeiro 1, 2018

© 2013-220 Centro de Estudo Anglicanos - CEA. Todos os direitos reservados.

Salvar

Salvar